Seja bem vinda ao nosso cantinho

Faça comentários. Publique. Deixe seu testemunho. Este blog está sendo feito para louvarmos ao Senhor.

Espírito Santo - Fernanda Brum " PARA OUVIR É SÓ CLICAR NO PLAY"

quinta-feira, agosto 04, 2011

Como resistir as afirmativas venenosas contra a família



image.png


Como resistir as afirmativas venenosas contra a família

Introdução: Eis as vozes dos demônios das trevas soprando destruição e intrigas. São verberações maléficas e impróprias para o lar. Corrijamos nossas expressões antes que seja tarde demais. Não aceitemos nada que venha com a assinatura de anjos caídos ou de seus emissários. Busquemos a Deus em oração continuada e perseverante. Mesmo os escritores mais renomados não dão prioridade à família em suas obras; tratam de infundir ‘sonhos’ e ‘anelos’ de grande magnitude para o ser humano, mas a família é esquecida. Que sucesso se sobrepõe à paz da vida conjugal e ao aconchego dos filhos?

1 – VOCÊ NÃO É OBRIGADO A SE CASAR PARA TER RELACIONAMENTO ‘AMOROSO’; CASAMENTO IMPÕE RESPONSABILIDADE; VIVA O SEXO COMERCIAL: PAGOU, USUFRUIU. A Bíblia assegura que o matrimônio é sagrado: “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.” Hb 13.4 ARC.

2 – VOCÊ NÃO É OBRIGADO A MANTER O COMPROMISSO ASSUMIDO COM SEU CÔNJUGE POR TODA A VIDA; AQUILO FOI NUM MOMENTO DE EMOÇÃO. A Bíblia responsabiliza o ser humano por suas palavras de compromisso: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.” Mt 5.37 ARC.

3 – VOCÊ NÃO É OBRIGADO A SUPORTAR O CONVÍVIO DE ALGUÉM QUE NÃO CUIDE PRIMEIRO DE SEUS INTERESSES. A Bíblia exige que o amor verdadeiro enxergue os valores do próximo: “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” Fp 2.4 ARC.

4 – VOCÊ DEVE DESVENCILHAR-SE URGENTEMENTE DA PESSOA QUE NÃO SE SUBMETE AOS SEUS CAPRICHOS. A Bíblia assegura a permanência do vínculo conjugal: “Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.” I Co 7.10-11 ARC.

5 – VOCÊ NÃO DEVE PREOCUPAR-SE COM OS SENTIMENTOS DE SEU CÔNJUGE, MAS COM OS SEUS. A Bíblia esclarece sobre o carinho e respeito devidos pelos casados entre si: “Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. I Pd 3.7 ARC.

6 – VOCÊ DEVE BUSCAR ALGO MAIS ‘INTERESSANTE’ DO QUE O QUE VOCÊ POSSUI; SAIA DA ROTINA. A Bíblia referenda a fidelidade, a monogamia: “Bebe a água da tua cisterna e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam por fora as tuas fontes, e pelas ruas, os ribeiros de águas? Sejam para ti só e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como cerva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente. E por que, filho meu, andarias atraído pela estranha e abraçarias o seio da estrangeira? Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele aplana todas as suas carreiras.” Pv 5.15-21 ARC.

7 – EXISTE ALGUÉM MELHOR DO QUE O CÔNJUGE QUE VOCÊ ESTÁ ‘TOLERANDO’. A Bíblia engrandece a aliança de amor por uma única pessoa no sentido romântico: “Sessenta são as rainhas, e oitenta, as concubinas, e as virgens, sem número. Mas uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe e a mais querida daquela que a deu à luz; vendo-a, as filhas lhe chamarão bem-aventurada, as rainhas e as concubinas a louvarão.” Ct 6.8-9 ARC.

8 – NÃO SE DEIXE FICAR COMPLEXADO OU COM SENTIMENTO DE CULPA AO DESPEDIR A PESSOA QUE ‘NÃO MAIS AMA’, ‘TODO MUNDO’ FAZ ISSO. A Bíblia mostra a ira que Deus exerce contra os cônjuges infiéis: “E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher do teu concerto. E não fez ele somente um, sobejando-lhe espírito? E por que somente um? Ele buscava uma semente de piedosos; portanto, guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade. Porque o Senhor, Deus de Israel, diz que aborrece o repúdio e aquele que encobre a violência com a sua veste, diz o Senhor dos Exércitos; portanto, guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais.” Ml 2.14-16 ARC.

9 – VOCÊ NÃO SERÁ RESPONSÁVEL PELOS TRAUMAS DE SEUS FILHOS DIANTE DOS FATOS ‘EVIDENTES DE SUA RAZÃO’ POR TROCAR DE CÔNJUGE. A Bíblia é rigorosa no que diz respeito às ações sobre os menores: “Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.” Mt 18.6 ARC. (Respeitando o contexto).

10 – SIGA SEMPRE O EXEMPLO DE ‘GRANDES PERSONAGENS’; DOS MAIS IRREVERENTES, ENGRAÇADOS, BELDADES QUE TRANSMITEM ‘LIBERDADE TOTAL’. A Bíblia proíbe o servo de Deus de ser padronizado pelo mundo: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12.2 ARC.

11 – VOCÊ ESTARÁ CONTRIBUINDO COM UM MUNDO CHEIO DE PESSOAS DE ‘INICIATIVA’; PESSOAS ‘CORAJOSAS’. A Bíblia condena os vícios dos atrevidos sensuais: “O homem de Belial, o homem vicioso, anda em perversidade de boca. Acena com os olhos, fala com os pés, faz sinais com os dedos. Perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas. Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura.” Pv 6.12-15 ARC.

12 – EVITE LER A BÍBLIA; ELA CRIARÁ SENTIMENTO DE CULPA POR VOCÊ SER INGRATO OU INSENSÍVEL COM SEU CÔNJUGE. A Bíblia ensina sobre o valor da reconciliação: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.” Mt 5.23-24 ARC.

13 – NÃO ACEITE CONSELHOS DE AMIGOS PARA ENCONTRAR UM DENOMINADOR COMUM E PROSSEGUIR COM SEU CÔNJUGE; ELES NÃO SABEM DE SEU ‘SOFRIMENTO CRUEL’. A Bíblia tem perfeito parecer e orientação para a vida social e conjugal: “Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos. Ouvi a correção, não a rejeiteis e sede sábios. Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me achar achará a vida e alcançará favor do Senhor. Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me aborrecem amam a morte.” Pv 8.32-36 ARC. 

14 – SIGA AS RECEITAS DE REVISTAS SEMANAIS QUE CRIAM MUITAS FANTASIAS ‘BONITAS’ DE PESSOAS COM RECEITAS ‘QUENTES’. A Bíblia adverte sobre o caminho fantasioso, mas de destruição dos pecadores: “A mulher louca é alvoroçadora; é néscia e não sabe coisa alguma. E assenta-se à porta da sua casa ou numa cadeira, nas alturas da cidade, para chamar os que passam e seguem direito o seu caminho. Quem é simples, volte-se para aqui. E aos faltos de entendimento diz: As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é suave. Mas não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno.” Pv 9.13-18 ARC.

15 – NÃO FIQUE ENVERGONHADO COM A FAMÍLIA DA PESSOA QUE VOCÊ DESPOSOU E QUE AGORA DESPREZA PRONTA E FRIAMENTE; ELES PRECISAM ‘ENTENDER’ O SEU LADO. A Bíblia ensina ao homem o lado honroso e feliz da vida matrimonial: “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de vida da tua vaidade; os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida e do teu trabalho que tu fizeste debaixo do sol.” Ec 9.8-9 ARC.

16 – NÃO SE PREOCUPE COM O FUTURO DE SEUS FILHOS SEM O CARINHO DA UNIÃO DE PAPAI E MAMÃE; ELES QUE SE ORGANIZEM COM O TEMPO. A Bíblia responsabiliza os pais pela orientação de seus filhos: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.” Pv 22.6 ARC. “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Ef 6.4 ARC.

17 – AJA SEMPRE COM O RIGOR DE QUEM ESTÁ COM A RAZÃO; NÃO ACEITE SER CONVENCIDO A HUMILHAR-SE; HUMILHAÇÃO É COISA PARA GENTE SEM ALTIVEZ. A Bíblia ensina a humildade, o acatamento e o respeito nos relacionamentos: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” Jo 13.14-15 ARC.

18 – SE ALGUÉM DISSER QUE NO INÍCIO DO NAMORO VOCÊ NÃO ERA ASSIM, RESPONDA QUE AQUILO É COISA DO PASSADO E NÃO IMPORTA NO MOMENTO. A Bíblia ensina sobre a resistência para manter viva a chama do amor conjugal: “As muitas águas não poderiam apagar esse amor nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por este amor, certamente a desprezariam.” Ct 8.7 ARC.

19 – SE A PESSOA AMADA O PROCURAR PARA CONVERSAR E RESOLVER A QUESTÃO, SEJA RÍSPIDO E DIGA QUE NÃO HÁ O QUE CONVERSAR MAIS; QUE TUDO ACABOU. A Bíblia nos ensina a perdoar para sermos perdoados: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” Mt 6.14-15 ARC.

20 – ACOLHA SEMPRE OS PARECERES NEGATIVOS DE FAMILIARES E CONHECIDOS SOBRE SEU CÔNJUGE; CREIA NAS INSINUAÇÕES DOS DESCONFIADOS E ‘CONSTATE’ QUE SUA INSEGURANÇA EM SEU CÔNJUGE TEM RAZÃO DE SER. A Bíblia enfatiza a força e o condicionamento do amor de Deus para sermos abençoados: “A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” I Co 13.4-7 ARC.

21 – DIGA SEMPRE DENTRO DE CASA PARA A PESSOA DESPOSADA E PARA OS FILHOS: ESTOU A PONTO DE EXPLODIR, AFASTEM-SE DE MIM! A Bíblia apresenta o chamamento confortante e terno do Messias Jesus Cristo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Mt 11.28-30 ARC.

Conclusão: São estas as expressões diabólicas que mais têm conseguido destruir lares maravilhosos. É preciso que o casal e toda a família estejam munidos da graça de Deus, oração e leitura da Bíblia para resistir todas essas parafernálias e prosseguir distribuindo amor e recebendo ternura. A serpente que enganou no Éden continua solta e causando desastre por onde lhe concedem espaço; o linguajar de milhares de pessoas está recheado de veneno advindo dela. Sejamos cautelosos com o que escutarmos de parentes, ‘amigos’ ou da televisão. Em casos extraordinários de loucura, alcoolismo e ameaças de morte por parte do cônjuge, a pessoa deverá, além de orar, procurar ajuda pastoral e, até, das autoridades competentes. 
Artigo escrito por Pr. Odair Alves de Oliveira
 Nascido em Uberaba MG, em 17 de novembro de 1952, é casado desde 21 de julho de 1973, com Orilene Felipe Néris Oliveira – Missionária.
Formado em teologia básica no Instituto Bíblico Ebenézer – Rio de Janeiro RJ; e EETAD – Campinas SP. Pastoreou Igrejas em Planaltina DF; Gurupi TO; Sobradinho DF; Gama DF; Philadelphia PA USA.
Co-pastor da Assembléia de Deus em Taguatinga Norte DF.
Escritor – Membro da ANE – Associação Nacional dos Escritores - DF


Na Graça e no Amor de Cristo,

image.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jesus te ama e eu também